quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

ZEITGEIST

Existem duas cartas novas no Sushicafé Amoreiras e no sushicafé Avenida.
Foi impressionante como acabámos o ano de 2011, por acaso como esta conjectura económica anda a assustar um pouco por todas as áreas, a hotelaria também será afectada, contudo no nosso caso parece que os clientes continuam cada vez mais a chegar até as cartas que faço e aos belos restaurantes do grupo Sushicafé.

A carta do amoreiras foi "formatada" e levou um upgrade simples, mas com resultados muito favoráveis quanto aos pratos novos, nomeadamente as sobremesas. No caso do Avenida as coisas mudam de figura, com poucas referências novas, algo old fashion nalguns pratos ( tipicos e óptimos de sabor, como o caso do Karaage).
Mas falar da carta do Avenida é como falar de religião, pelo menos é uma opinião pessoal e incontronável.

A elaboração de um menú de um restaurante como Avenida obdece a vários factores como a criatividade, tempo e estudo, muito estudo para aprefeiçoar os pratos. Criar um prato não é apenas criatividade nem técnica ou talento, é talvez deixar subir à pele uma sensação visionária de um futuro conceito criado através da imaginação.

Existem diversas formas de potênciar o nosso espirito criativo, ou Zeitgeist, eu tenho o meu, simples ou complexo, primitivo ou high tech, todos os chefes de cozinha formulam os seus pratos através do raciocinio.

Não concebo nem me dedico a gastar fundos monetários em restaurantes que mudam os menús da forma que mudam, rápida e sem sentido nenhum, e infelizmente há imensos em Portugal.

Pensar num igrediente, fechar os olhos e vêr formas, texturas, côres e dimensões, imagens que deambulam na mente e se vão agrupando num prato com ou sem sentido, forma-se o aspecto global e nascem idieias boas e más.

Quem lê muitos livros de cozinha, mistura estudo ponderado, veja a natureza como é, interesse-se por arte e expressões artisticas, gosta de artes plásticas, maximize os sentidos, adore ser Humano e principalmente degustar, tente fechar os olhos e imaginar um prato começando pela carne ou peixe, na nossa cabeça montam-se milhares de combinações possíveis de pratos e iguarias, quanto mais rica a mente estiver alimentada de conhecimento, melhor serão os resultados das combinações.

Resumindo, a partir de Abril o Avenida irá ter de novo pratos que apelem às sensações, estudados e criados com carinho e devoção.

Bom 2012


Sem comentários:

Enviar um comentário