quarta-feira, 16 de março de 2011

Tsunami


Com uma cultura e história singular, o Japão sempre foi uma potência intercultural muito diferênciada das demais. À praticamente 500 anos, nós portugueses, através da expansão e dos descobrimentos, fomos além mar e encontrámos estas ilhas já habitadas. Ninguém questiona o porquê dos portugueses não subjugarem nem tentarem aculturar toda essa "organização" disciplinada e metódica apelidada de Japão.
Este povo oriental, tem caracteristicas muito próprias, são auto-sustentáveis, preponderantes e extremamente dedicados. Vivem lá...ao longe, longe da azáfama ocidental, mas numa harmonia organizacional pouco comum no oriente.

São um povo diferente, sem parecenças nem crenças partilhadas com outros, nunca criaram, nem inventaram religiôes e sempre viveram com um enorme respeito pela natureza. Cresceram e desenvolveram-se como poucos paises, conseguiram prosperar e actualmente são donos de uma gastronomia única, uma escrita quase alienigena e são mentores de rituais métricos e calculistas.

Dotados de um enorme sentido criativo e estético, construíram duas vezes o seu País, da segunda vez recuperaram-no do flagêlo atómico e agora preparam-se para o erguer de novo. Todos somos diferentes, mas particularmente adoro e vivo muito o Japão, admiro principalmente um povo com carácter e conteúdo, só quem conhece o Japão, compreende o que é estar num país onde tudo é diferente, onde se come, se dorme e se vive de uma forma alternativa.

Muitos podem não estar de acordo com a minha óptica, mas assumo ter uma paixão especial por esta nação tão própria. Como desabafo, quando houve este sismo de grau máximo, no dia a seguir alguém me disse, que o japão foi a primeira nação a virar as costas para deus e isto era apenas uma consequência,...errado e pelo contrário, o Japão nunca virou as costas a um deus, são um povo xintoista, amam e respeitam os elementos, nunca edificaram nem acreditaram no desconhecido, apenas respeitam quem lhes deu e lhes tira a vida, a natureza.

Força Japão





Os tsunamis... não uma crença, uma realidade

2 comentários:

  1. Belíssimo comentário!!A natureza tem sempre razão!!

    ResponderEliminar
  2. assino por baixo chefe!
    é apenas ironico o facto que a natureza castigar o povo que a mais respeita...

    ResponderEliminar