quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Carta Avenida

Castanho, nozes, terra, folhas , ramos e frio...são infindáveis as palavras que descrevem o inverno, não de uma forma figurativa, mas muito haver com a carta do sushicafé Avenida.
No Japão por esta altura, consomem-se inúmeros frutos secos, diospiros, abóbora e ovas de salmão.
No caso da ikura, tem um sentido muito discreto nos restaurantes japoneses, simboliza o renascer, o vigor e fertilidade.
A kabocha é uma espécie de abóbora cabaça, muito sumarenta como a abóbora menina portuguesa, coze-se em nimono, serve-se em tempura, grelha-se no teppan, consome-se de várias formas, quente, fria , doce ou pickle, enfim, também está bem presente no nosso menú em várias confeções, relembra um berço, uma barriga gestante, tudo ideias de conforto e paz, até a sua côr laranja lembra uma lareira. É com este género de pensamento que o menú é composto, tudo tem sentido e apela à avaliação dos convidados, técnicas modernas, triagem de matérias-primas, são a ordem do dia. A conceção da carta está fudamentada no uso de vegetais e produtos de inverno, as folhas outunais de ginkgo biloba também caíram nos nossos pratos, e a castanha aparece tenra, porosa e doce, servida sobre um bife e alho negro.
O sésamo negro faz lindamente de cama areada e solta com o intuito de promover o descanso a uma posta leitosa de black cod.
Com o inverno à porta, no prato Kamo Lotús, usaremos uvas de inverno, doces e esféricas, um gratin de batata e lótus bastante texturado. Do mar, encomendámos um black tiger, para lhe dar só um tok de calor, deixá-lo "juicy" e servi-lo com salicórnia salgada e aka tosaka.
Para finalizar, dentro do tema, aconselho o Tempura Ice, que é nada mais, nada menos do que um gelado de limão frito em tempura sobre crumble de pêra bêbeda e bem tapado por um novêlo palpitante de mel e fizz.
A carta continua no forno, quente e seco, ao contrário do frio e húmido inverno.

Sem comentários:

Enviar um comentário